quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Alunos que encantam


Olá caros leitores, estou escrevendo hoje para falar da experiência que tive, trabalhando como voluntario com alunos da APAE (Associação de Pais e Alunos dos excepcionais), quem poder e tiver a curiosidade de passar pelo menos dois dias com esses alunos maravilhosos e verdadeiros amigos, tenho certeza de que não vão se arrepender, pois o que aprendemos com eles não tem palavras. Eu aprendi a respeitar e amar as verdadeiras coisas boas da vida. Tive o prazer de passas uns dias acompanhando essas crianças nos jogos que acontece entre todas as APAES dos Municípios do Tocantins, achei impressionante como os alunos se dedicam a todos as modalidades, entre elas temos: Corrida de revezamento com bastão, arremesso de peso, salto a distancia, futsal, corrida de mil e quinhentos metros, (essa eu não daria conta com certeza rsrs) entre outros no qual não lembro no momento. Eu conheci personagens hilárias como o Rafael, que foi o aluno que correu atrás de dinheiros com políticos de Nova Olinda para participar do torneio das APAES. Também conheci a “Bibi” que é outra pessoa meiga e maravilhosamente carinhosa, “mas não deixem ela irritada”. O Julio também é outra pessoa que nos encanta, alem dele lembro também do “Doidão” não me lembro do nome dele, mas é assim que ele gosta de ser chamado rsrs. Essa criança tem muito a nos ensinar mesmo, ate namoradas eles têm, e detalhe; esses namorados só se vejam em época dos jogos. É engraçado. Agora queria citar um detalhe de um aluno que infelizmente não conheci pessoalmente mas que sua historia de vida me fez escorrer lagrimas quando li seu livro. O livro fala um pouco de sua historia de vida, conta um pouco de sua luta pela cura onde o detalhe é que nenhum médico sabia dizer o que ele tinha. O seu corpo ia ficando cada vez mais atrofiado (sem detalhes ok) e mesmo assim ele nunca deixou de sorrir. Mais o que eu achei, mas incrível, foi sua determinação de escrever o livro. Ele ia ditando enquanto uma amiga terapeuta que atende na APAE digitava, e ao longo do tempo em que escrevia o livro, ele se empolgava cada vez mais com o livro. Ele conta que o padrasto dele ficava enchendo o saco dele, dizendo que ele ia fazer sucesso com as meninas depois do livro, rsrs. Ele contava que depois de ter o livro finalizado ele podia morrer em paz. E assim infelizmente se fez sua vontade, seu livro “Caminho de um deficiente” foi publicado e infelizmente Edinho se foi e nos deixou a lição de que se quisermos vencer, superar todos os obstáculos, basta lutar, não só com a vida, mas principalmente com o preconceito. Então vamos deixar os preconceitos de lado e passar a olhar para essas crianças que realmente só querem alguém do lado para ter um pouco de atenção e dar carinho.
            OBRIGADO A TODOS OS ALUNOS(A) DA APAE QUE ME ENSINARAM A SABER VIVER

Nenhum comentário:

Postar um comentário